segunda-feira, 27 de maio de 2013

Baianos na 1º Rodada do Brasileirão 2013

Olá pessoal,

      Tivemos o início do brasileirão nesse fim de semana e fiquei atento aos nosso representantes. Tudo indica que teremos muita dor de cabeça. Mas temos que colocar os pés no chão e analisar o campeonato da seguinte forma:

       Temos 2 campeonatos dentro da serie A do brasileirão: 

          1)  Existem as 12 equipes mais ricas do brasil, que o título sempre fica com uma delas. Esse ano temos 11 na serie A, já que o Palmeiras caiu para a segundona. São elas Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Santos

           2) E existem as outras equipes que não tem chance de título e almejam uma vaga na sul-americana, pensam até em libertadores e tem quem chegue simplesmente esperando não cair. Esse ano são 9 equipes: Bahia, Vitória, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Criciúma, Goias, Coritiba e Atlético-PR
               Gostaria de salientar que os clubes do Paraná são equipes em transição na minha opinião. Possuem uma estrutura, um profissionalismo e uma receita que os deixam muito mais próximos do 1º grupo do que desse 2º grupo, mas vamos deixá-los nesse grupo.

     Os colegas do blog http://www.futebolbahiano.com estão chamando esse segundo grupo de serie A2 do brasileirão. Gostei disso e vamos adotar aqui essa nomenclatura.

      Partindo desse conhecimento gostaria de analisar os jogos de Bahia e Vitória:

VITÓRIA

      Enfrentou uma equipe da serie A1 e somou pontos, o que é um bom resultado. A declaração de Caio Jr após o jogo mostra que ele concorda com esse pensamento.
      Achei que o treinador foi inteligente ao forçar o jogo pela direita, aproveitando o retorno de contusão de Kleber na lateral esquerda que estava mal fisicamente e gostei de ver o quarteto ofensivo jogando juntos. O 1º Gol mostra a movimentação e o posicionamento desse jogadores em campo. Os 4 participaram do gol, pois o Dinei, que não tocou na bola no lance, se movimenta abrindo espaço para entrada de Maxi para marcar.
      Acho que o time cansou e se trabalhar melhor a recomposição, o que traz maior equilíbrio, vai começar a se fortalecer. Pois pode se torna um equipe ofensiva sem deixar de marcar, pois nesse quesito o vitória ainda peca. Mas é só 1º jogo, vamos ver o restante.

BAHIA

      Enfrentou um equipe da serie A2 e perdeu o jogo o que é um péssimo resultado. As equipes baianas precisam somar o maior número de pontos possíveis contra essas equipes, independente do local do jogo, e arrancar o que conseguir de pontos das equipes da serie A1.
         Cristovão começou a dar a sua cara a equipe, que pena que demorou pra vir pra cá. Aproximou a equipe do esforçado Fernandão, mas comprometeu o balanço defensivo da equipe. A recomposição foi bem ruim, acredito que pela garotada em campo e pelo pouco tempo de trabalho para implantar sua filosofia de jogo. No 2º tempo trouxe equilíbrio a equipe com a entrada de Diones, pois protegeu a equipe atrás sem tirar a postura ofensiva. Essa substituição melhorou a equipe, mas é bom lembrar que o Criciúma tirou o pé do acelerador pelo placar já construído e deixou espaços ao Bahia. Precisamos ver o Bahia jogando bem quando o jogo esta 0 a 0 também e não apenas quando o adversário recua.
         Acredito nesse treinador, mas se não vierem reforços a coisa será muito complicada.
         Tenho a seguinte dúvida depois da atuação de 2 atletas ontem: 

          O que o Bahia ganhou vendendo Gabriel e não sabendo adiministrar os problemas internos com Vander?

         Como esses atletas fariam bem para essa equipe.

Para terminar vamos ver a classificação da serie A2 na 1º rodada.

CLASSIFICAÇÃO A2 P J V E D GP GC SG % Classificação real
1 Criciúma 3 1 1 0 0 3 1 2 100 2
2 Coritiba 3 1 1 0 0 2 1 1 100 5
3 Vitória 1 1 0 1 0 2 2 0 33.3 8
4 Atlético-PR 0 1 0 0 1 1 2 -1 0 15
5 Portuguesa 0 1 0 0 1 0 1 -1 0 16
6 Bahia 0 1 0 0 1 1 3 -2 0 17
7 Náutico 0 1 0 0 1 0 2 -2 0 18
8 Ponte Preta 0 1 0 0 1 0 2 -2 0 19
9 Goiás 0 1 0 0 1 0 5 -5 0 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário